quinta-feira, 13 de março de 2014

O Líquido do Mal





- Materiais :

800 ML de água
Bicarbonato de Sódio (NaHCO3)
Compartimento de Plástico
Permanganato de Potássio (Comprimido).
Ácido Sulfúrico Concentrado (H2SO4)

- Procedimento :

Primeiramente precisa-se preparar um “antidoto”, misturar a Água com o Bicarbonato de Sódio em um compartimento de plástico (pouco dos dois produtos). O próximo passou é moer um comprimido de permanganato de potássio, e colocar o pó que restou, em cima de um recipiente de vidro (um prato pequeno, por exemplo). Como ultimo passo colocar apenas uma “gotinha” de Ácido Sulfúrico (concentrado) em cima do permanganato de potássio e está pronto o líquido do mal! Agora ele precisa ser colocado em prova, basta pegar um pequeno pedaço de algodão molhado com acetona e encostar na mistura feita antes.
Isso não acontece apenas pelo fato da acetona ser inflamável, pois o mesmo experimento pode ser feito com muitos outros produtos, como : Algodão (puro), biscoito, isopor, açúcar, rolha e etc..

- Reação Química :

A reação química é a seguinte: a junção do ácido sulfúrico com o permanganato de potássio resulta no Heptóxido de dimanganês (Mn2O7), uma meleca verde que libera muito oxigênio (O), elemento químico que reage rapidamente ao entrar em contato com combustíveis orgânicos e gera a combustão. Ou seja, o fogo!


De : Vitor Augusto e Jean Araújo.

3 comentários:

  1. Moço (a), porque apenas a água com bicarbonato serve como antídoto para conter os efeitos da combustão? E se eu jogasse apenas água, serviria?

    ResponderExcluir
  2. Moço (a), porque apenas a água com bicarbonato serve como antídoto para conter os efeitos da combustão? E se eu jogasse apenas água, serviria?

    ResponderExcluir
  3. O bicarbonato com água serve pra cortar o efeito da combustão?

    ResponderExcluir