sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Chernobyl, a cidade fantasma.



No ano de 1986, os operadores da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, realizaram um experimento com o reator 4. A intenção inicial era observar o comportamento do reator nuclear quando utilizado com baixos níveis de energia. Contudo, para que o teste fosse possível, os responsáveis pela unidade teriam que quebrar o cumprimento de uma série de regras de segurança indispensáveis. Foi nesse momento que uma enorme tragédia nuclear se desenhou no Leste Europeu


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O acidente de Chernobyl.

Explicação detalhada do acidente em linguagem simples.O acidente nuclear de Chernobyl ocorreu dia 26 de abril de 1986 e foi o maior acidente nuclear da historia.

     

De: Vitor M. , Thiago Bonfim e Josimar Oliveira

Curiosidades-Chernobyl



1 - Durante o ápice da crise, 3 voluntários mergulharam em uma piscina radioativa para abrir um tubo. Eles morreram, mas conseguiram evitar uma explosão que seria 10 vezes maior do que a de Hiroshima.








Reportagem da Globo no Fantástico de 2001


  


De: André

Fungos radioautotróficos





Com níveis mortais de radioatividade, a usina de Chernobyl, na Ucrânia, é um dos lugares mais contaminados e perigosos do planeta. Mas nas ruínas desse inferno nuclear está nascendo uma criatura bizarra: um fungo que come radioatividade. Ou melhor, não apenas um: pesquisadores dos EUA descobriram que há 37 espécies mutantes crescendo em Chernobyl. Elas foram descobertas numa inspeção de rotina, quando um robô vistoriava o interior da usina e encontrou uma meleca preta crescendo pelas paredes do reator 4 – o mesmo que explodiu e provocou, em 1986, o pior acidente nuclear da história. Como é possível que, além de sobreviver à radiação, algum ser vivo consiga se alimentar dela? “Nossas pesquisas sugerem que os fungos estão usando um pigmento, a melanina, da mesma forma que as plantas usam a clorofila”, diz a cientista Ekaterina Dadachova

Chernobyl - Trágico Acidente

Acidente de Chernobyl



No ano de 1986, os operadores da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, realizaram um experimento com o reator 4. A intenção inicial era observar o comportamento do reator nuclear quando utilizado com baixos níveis de energia. Contudo, para que o teste fosse possível, os responsáveis pela unidade teriam que quebrar o cumprimento de uma série de regras de segurança indispensáveis. Foi nesse momento que uma enorme tragédia nuclear se desenhou no Leste Europeu.

Mistério revelado: Chernobyl

  
   Em Abril de 1986, em Chernobyl, na Ucrânia, um parafuso - sensivelmente do tamanho de um fósforo - de um reator libertou-se provocando uma fuga de radioatividade. Os ventos dispersaram a radioatividade aleatoriamente, felizmente não causou perigo algum. A área de Chernobyl é relativamente grande, e nenhum humano pode aproximar-se desta área, pelo que se transformou num extensivo deserto. Pelo menos, é o que todos pensam. O ar é como um ácido, e um humano aguenta apenas 10 minutos, até que a sua pele comece a fervilhar. Todos os animais têm um organismo diferente, e certos animais conseguiram desenvolver-se de modo a que se adaptassem à radioatividade. As partículas alfa, beta e gama provocaram mutações no corpo de certos animais, prolongando demasiado o seu tempo de vida e fazendo com que atinjam proporções gigantescas. Por exemplo, cobras com 50 metros de comprimento e 4 de diâmetro, aranhas do tamanho de leopardos, libelinhas que se parecem com águias, sapos do tamanho de gatos. Devido à radioatividade, estes animais são sensíveis à luz solar, pelo que escavam túneis gigantescos, e assim não podem ser captadas pelos satélites em órbita da Terra.





Por : Vitor Augusto e Jean Araújo.

Contaminação por radiação

Primeiros sintomas da contaminação por radiação  


Uma pessoa contaminada por radiação sente o gosto de metal na boca. Parece que a pele do rosto está cravada de agulhas. A cabeça doi e as crises de vômito são intensas. Com frequência, os sobreviventes precisam lidar com leucemia, câncer de pulmão e de pele, esterilidade e problemas na tireoide.

Dados das mortes e contaminaesções


 Nos meses que se seguiram a 26 de abril de 1986, 56 moradores dos arredores da usina de Chernobyl e funcionários do governo soviético experimentaram os sintomas de envenenamento e morreram. A Organização Mundial da Saúde calcula que outras 4 mil morreram depois e 27 mil desenvolveram câncer.


As fotos mais chocantes do acidente de Chernobyl

Em 1986 se deu o maior acidente nuclear já visto até hoje.A Usina Nuclear de Chernobyl num súbito erro no dia 26 se viu compelindo ao ar da Ucrânia uma quantidade de massa radioativa 400 vezes maior que a bomba de Hiroshima.Gerações sentiram e sentem o impacto da quantidade massiva de radiação. Grande parte das fotos foram tiradas por Paul Fusco.
Já avisando...

as fotos podem ser um tanto perturbadoras:



Pripyat

pripyat

Historia de Pripyat 
   





Dalton e Douglas





Chernobyl-Pé de elefante.



Pé de Elefante


Essa foto é o mais próximo que a humanidade chegou de criar uma Medusa.


Se você olhar diretamente para isso, você morre. Simples assim.

A imagem provém de uma formação de "lava" do centro de um reator no porão da usina nuclear de Chernobyl. Ela se chama pé-de-elefante e pesa centenas de toneladas, mas só tem dois metros de extensão e algo como meio metro de altura.

A foto foi tirada com a ajuda de um espelho no canto do corredor, pois a câmera-robô enviada até lá para tirar fotos foi destruída pela radiação. Fotos em cor ou leituras sobre a temperatura da coisa ainda não foram divulgadas ao público, mas a idéia de algo que pode matar só de olhar para, apesar de saber a explicação racional acerca da radiação, é assustador.

Vídeo com imagens do pé-de-elefante.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Apresentação

Olá, nesse blog estaremos postando assuntos químicos e estaremos sempre lembrando que na química nada se perde tudo se transforma.