quinta-feira, 27 de março de 2014

Bebida Esfumaçante
Ingredientes:
  • Água
  • Gelo seco
  • Corante de comida
Como fazer:

Coloque a água em um recipiente e coloque 3 gotas do corante, não precisa misturar, coloque uma pedra de gelo seco, se quiser mais efeito pode colocar duas pedras.

Obs: A bebida não tem gosto de nada, pois é água, mas se quiser uma bebida com gosto pode ser suco de de caixa.



De: Willian e Douglas

segunda-feira, 24 de março de 2014

SANGUE DO DIADO!!!

materiais:
 
  • álcool (normal)
  • amoníaco (encontrado em qualquer farmácia)
  • 2 dedos de água (copo de requeijão)
  • fenolftaleína (encontrado em farmácias de manipulação)
 
 
modo de fazer:
 
 
 Colocar mais ou menos 1 dedo de álcool num copo de requeijão, misturar uma colher bem rasa de fenolftaleína até que esteja bem dissolvida, jogue a mistura (fenolftaleína+álcool) no copo de água, misturar os 3, misturar ao liquido uma tampinha de amoníaco (cuidado: o cheiro do amoníaco faz mal, não cheire diretamente na tampa do pote), o resultado será um liquido pink que você poderá jogar em qualquer superfície e quando secar ele simplesmente desaparecerá.
 
 
explicando o fato:
 
 
A fenolftaleína é um indicador ácido básico, ou seja, quando não é acido nem base a cor da fenolftaleína é branca, mas quando colocamos uma substancia básica, como o amoníaco, ela fica vermelha. Como o amoníaco é uma mistura de amônia com água, a amônia evapora e apenas resta a agua e a fenolftaleína.
 
 
CRÉDITOS: Ariane Oliveira.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Coluna de espuma

Objetivo: fazer espuma que não acaba mais.
Reagentes e metais necessários:
·         Proveta de 250 ml ou um copo alto e estreito
·         Duas provetas de 25 ml ou dois copos pequenos
·         Vinagre
·         Detergente
·         Bicabornato de sódio
·         Agua
·         Corante alimentício


Procedimento experimental:


Coloca cerca de 25 ml de uma solução de vinagre com detergente numa proveta ou copo pequeno. Podes adicionar umas gotas de corante alimentar se o desejares.
Coloca cerca de 25 ml de uma solução de água com bicarbonato de sódio numa outra proveta ou noutro copo.
Mistura as soluções numa proveta de 250 ml, ou no copo maior.
Observa a formação de espuma.

Explicação:

A espuma é produzida pela libertação de dióxido de carbono da solução de detergente, quando o ácido acético do vinagre reage com o bicarbonato.
H+ (aq) + HCO3- (aq) ---> CO2 (g) + H2O (l)



Larissa Caroline 
e
 Leticia Lins
Geleca magnética
Material necessário: Cola branca, Bórax, Palha de aço, Super ímas, Peneira; Béquer, corante
Preparo:
Queimar a palha de aço em um recipiente que não queime. O pó que sobrar peneirar.
Colocar o pó peneirado num béquer.
Adicionar a cola e o corante.
Dissolver uma colher de bórax na proporção de uma colher rasa para um copo cheio de água.
Dissolver cinco colheres da solução de bórax em outro copo cheio de água.
Colocar um pouco da água diluída com bórax na massa de cola branca e mexer até ter consistência de geleca.
Explicação
A cola é um polímero chamado de pva com moléculas soltas.Com o bórax, elas ficam presas, criando mais ligações entre si. Assim ela fica com forma de geléca. Ela fica magnética com o pó de ferro.
Integrante: Luís Felipe Soares Cipriano N°:27 sala: 1°BQ
Prof° Talita Benassi





terça-feira, 18 de março de 2014

Geleca

  
Você já brincou com uma geleca? Quem já teve contato com uma substância como essa sabe o quão divertido ela pode ser. Nas mãos das crianças, elas se transformam em brinquedos dos mais variados tipos. A boa notícia é que fazer uma geleca é simples e rápido.

Materiais necessários
· 
             Água;
·        Cola branca;
·        Bórax (fertilizante);
·        3 copos de vidro;
·        1 colher de sopa.

Como fazer

Primeiramente, encha meio copo com cola branca. Em outro copo cheio de água, misture uma colher de sopa de bórax e mexa bem. Depois de terminar a mistura, pegue uma colher de água com bórax e misture em outro copo, também cheio de água. Tome cuidado para não colocar muito pó, caso contrário sua geleca vai ficar dura demais.
Por fim, jogue a água do copo que recebeu apenas uma colher da mistura dentro do copo com a cola. Se desejar, você pode colocar corante de qualquer cor para que o resultado da sua experiência fique ainda mais bonito.
Mexa bem até que a mistura ganhe a consistência de uma geleca. Dois indicadores de que você está no caminho certo: a mistura não pode ficar com cheiro de cola e o resultado final não pode grudar em suas mãos. Caso você perceba que ela continua mole, acrescente mais uma colher de sopa da mistura de água com bórax.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Camaleão Químico.


Máteriais Utilizado
Permanganato de potássio
-  Açúcar (3 colheres de sopa)
-  Soda caústica (3 colheres de sopa)
- Becker (300 ml)
- Erlenmeyer (300 ml)
- Jarro (de aproximadamente 1 litro)
- Água

Procedimento
1º - O primeiro passo dessa experiência é diluir uma pastilha de permanganato de potássio em um recipiente com aproximadamente 300 ml de água.
2º - Em um outro recipiente são misturadas 3 colheres de soda caústica e 3 colheres de açúcar em cerca de 300 ml de água até diluir.
3º - Em um terceiro recipiente, coloque uma boa quantidade de água (pelo menos um litro) e acrescente a solução diluída de soda caústica com açúcar. Mexa até que a água se misture com a solução. Em seguida, para que ocorra a reação, adicione a solução de permanganato de potássio e veja o que acontece.

Explicação
Quando o açúcar e a soda caústica são misturados, o açúcar libera eletróns, e o ión permaganato pega os eletróns liberados. No começo da experiência, o permanganato (MnO4-) tem a coloração violeta. Depois ele se transforma em manganato (MnO4-2), que é verde, e finalmente em dióxido de manganês (MnO2), que é marrom, mas quando diluído fica amarelo claro.


Por Vitor Moura Rocha e Thiago Bonfim.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Visita técnica à Vinícola Góes

Nessa visita vimos a evolução de um simples negócio de família para uma grande vinícola com maquinário moderno e um vinho de excelente qualidade. 
Por Luiz Souto e Raquel Tessitore 
Chuva ácida:

- Objetivo
Mostrar a formação de dois óxidos ácidos (SO2 e SO3) em regiões poluídas e a formação dos ácidos sulfúrico e sulfuroso a partir desses óxidos; ação da chuva ácida sobre os vegetais.

- Descrição
Resultado da dissociação de ácidos na água da chuva, entre eles o sulfúrico e o nítrico. Esses ácidos provêm de reações químicas na atmosfera terrestre, a partir da emissão de substâncias poluentes, especialmente os óxidos de nitrogênio e o dióxido de enxofre. Os óxidos de nitrogênio são liberados pelos veículos movidos a gasolina e óleo diesel. O dióxido de enxofre é produzido pela queima de óleo diesel por caminhões e ônibus e de combustíveis fósseis, como o carvão e os derivados de petróleo. Ao atingirem a superfície terrestre sob a forma de chuva, geada, neve ou neblina, esses ácidos alteram a composição do solo e das águas, comprometendo as lavouras, as florestas e a vida aquática. Também podem corroer edifícios, estátuas e monumentos históricos.

- Material
Aparato montado com frasco de vidro de maionese pequeno e uma colher de café, segundo o esquema abaixo:


Enxofre(S8);
Azul de bromotimol;
Solução básica de hidróxido de sódio(NaOH 0,1M);
Lamparina ou fogão ou fósforo aceso.

- Procedimento
Coloque no frasco a solução básica e algumas gotas do indicador (azul de bromotimol);
A colher contendo enxofre deve ser levada ao fogo até a ocorrência da combustão do enxofre que é perceptível por uma chama azul;
Adapte a tampa ao frasco rapidamente, feche e espere que este esteja preenchido por uma névoa esbranquiçada;
Agite o sistema, com cuidado, e observe a mudança de cor do indicador.

-Análise
Os derivados do petróleo, tais como gasolina, querosene, óleo diesel, apresentam em sua constituição um certo teor de enxofre como impurezas. Quando esses combustíveis são queimados, nos motores de veículos ou em usinas termoelétricas, o enxofre também é queimado. Os óxidos formados reagem com a água, formados reagem com a água, formando ácidos que voltam à superfície na forma deste tipo de chuva ácida.
Indicador ácido-base é uma substância que tem uma determinada cor em meio básico, apresentado outra em meio ácido. Sabe-se que o azul de bromotimol apresenta várias cores, dependendo do pH: em meio básico, ele tem uma coloração azul; em meio neutro, uma coloração verde e em meio ácido, apresenta a coloração amarela.
As reações ocorridas neste experimento estão descritas logo abaixo:

S(g) + O2(g) --> SO2(g)
SO2(g) + ½ O2(g) ---> SO3(g)

SO2(g) + H2O(l) ---> H2SO3(aq)

SO3(g) + H2O(l) ---> H2SO4(aq)

A mudança de cor do azul para o amarelo evidencia a formação de ácido.
A solução básica com o indicador pode ser substituída por um botão de rosa vermelha ou algum tipo de folha de cor verde intensa. Estes materiais, ao final do experimento, apresentarão um aspecto de "queimados", murchos, enrugados e com cor parda.

De: Paloma Vieira e Kethleen Colaço.

Revelações de impressões digitais


Com alguns materiais e vidrarias simples tenha sua própria solução para recolher digitais.
Reagentes e material necessário
·         Um Erlenmeyer.
·         Um suporte universal.
·         Pinça de garras e respectiva noz.
·         Pinça de metal
·         Lâmpada.
·         Algodão.
·         Iodo sólido, em palhetas.
·         Papel de filtro.
·         Fita adesiva.

Preparação da experiência:
Monte o suporte universal de forma que o Erlenmeyer fique suspenso e preso com a pinça de garras. Coloque a lâmpada por baixo do Erlenmeyer. Coloque algumas palhetas de iodo dentro e em seguida tape a boca do Erlenmeyer com algodão. Corte o papel de filtro em tiras, para posteriormente recolher as impressões digitais.

Procedimento:
Aquecer o iodo, até que ele sublime (quando o Erlenmeyer estiver cheio de vapor de iodo - violeta).Obs.: não respire os gases do iodo!
Recolha uma impressão digital, numa tira de papel de filtro e com o auxílio da pinça, coloque o papel de filtro dentro do Erlenmeyer por alguns segundos (tendo o cuidado de mantê-lo sempre tampado com o algodão).
A impressão digital aparecerá no papel após algum tempo. Depois de retirar o filtro do Erlenmeyer cubra-o com fita adesiva.
Explicação
   Quando tocamos com os nossos dedos em alguma superfície, deixamos resíduos de gordura, suor, aminoácidos e proteínas. São esses resíduos que permitem obter as impressões digitais. O iodo é sublimado (passando diretamente do estado sólido para o estado gasoso) e os seus vapores vão dissolver-se na gordura deixada pelo nosso dedo. O resultado obtido mostra-nos que a gordura da pele, ao dissolver o iodo adquire uma cor acastanhada, permitindo ver a impressão digital com algum detalhe.

Para maior durabilidade da impressão use substancias fixadoras de iodo. 

Por: Luiz Souto e Raquel Tessitore

Expêriencia-Pasta de dente de elefante

Pasta de dente de elefante
Ingredientes:
-Água oxigenada ultra concentrada.
-detergente
-Iodeto de potássio
-Espátula
-Proveta
Procedimentos:
1°-Encha cerca de um terço da proveta com água oxigenada
2°-Despeje um pouco de detergente na proveta e agite um pouco

3°-Com cuidado coloque com a espátula um pouco de iodeto de potássio na proveta e se afaste mantendo a distância.

Por: Dalton e Jéffrey

Visita técnica- Vinícola Góes

Por: Dalton e Jéffrey


Visita técnica ao Goes ...
Ter novas descobertas, mais aprendizado, junto com uma área de lazer
tão linda como essa... Dia Maravilhoso!!
Larissa Caroline e Leticia Lins

Visita na Vinicola do Góes



Visita muito interessante, afinal.. Sempre bom descobrir novas informações!

Vitor Augusto e Ariane Oliveira

Visita na Vinícola do Goes



     A Vinícolas do Goes foi muito legal e interessante, porque nós vimos pela primeira vez uma companhia onde há atuação de química e é bem importante. Adorei essa visita técnica e adoraria fazer mais. >.<
    Obrigada professora Talita.
                                                                                           Ghutyara e Grasiely

Sangue Falso


 1. INGREDIENTES:

  • ·         Tiocianato de Potássio (KSNC);
  • ·         Cloreto Férrico (FeCl3).  

2. PREPARO:

Separe 1g de cada, e dissolva  em 2 beakers separados, com 20ml de água cada um.
Agora você tem duas soluções.

3. APROVEITE:

Agora simplesmente passe a solução de Cloreto Férrico (FeCl3)
 em alguma parte do seu corpo. Quando seca não dá para perceber.

Molhe algum objeto (por exemplo uma faca) na solução de Tiocianato de Potássio (KSNC), e passe, com cuidado, pela parte do seu corpo que foi aplicada o Cloreto Férrico. Perceba, que parece que você se cortou de verdade.

Por: Alexandra e Maria Viória

O Líquido do Mal





- Materiais :

800 ML de água
Bicarbonato de Sódio (NaHCO3)
Compartimento de Plástico
Permanganato de Potássio (Comprimido).
Ácido Sulfúrico Concentrado (H2SO4)

- Procedimento :

Primeiramente precisa-se preparar um “antidoto”, misturar a Água com o Bicarbonato de Sódio em um compartimento de plástico (pouco dos dois produtos). O próximo passou é moer um comprimido de permanganato de potássio, e colocar o pó que restou, em cima de um recipiente de vidro (um prato pequeno, por exemplo). Como ultimo passo colocar apenas uma “gotinha” de Ácido Sulfúrico (concentrado) em cima do permanganato de potássio e está pronto o líquido do mal! Agora ele precisa ser colocado em prova, basta pegar um pequeno pedaço de algodão molhado com acetona e encostar na mistura feita antes.
Isso não acontece apenas pelo fato da acetona ser inflamável, pois o mesmo experimento pode ser feito com muitos outros produtos, como : Algodão (puro), biscoito, isopor, açúcar, rolha e etc..

- Reação Química :

A reação química é a seguinte: a junção do ácido sulfúrico com o permanganato de potássio resulta no Heptóxido de dimanganês (Mn2O7), uma meleca verde que libera muito oxigênio (O), elemento químico que reage rapidamente ao entrar em contato com combustíveis orgânicos e gera a combustão. Ou seja, o fogo!


De : Vitor Augusto e Jean Araújo.
Extração de DNA humano
- Materiais:
Álcool
Sal
Detergente
Um bastão de vidro
Recipientes
Corante
- Procedimento:
 Pegue dois copos de água e coloque em um recipiente.
 Adicione mais uma colher de sal a mistura e mexa-a bem, retire três colheres desta mistura e coloque em outro recipiente.
 Pegue essas três colheres da mistura e faça um bochecho por aproximadamente um minuto.
 Coloque a mistura do seu bochecho em um recipiente(de preferencia de vidro para que você possa observar melhor a sua experiência) e coloque mais ou menos uma gota de detergente, misturando levemente para que não forme bolhas.
 Separe meio copo de água e coloque algumas gotas de corante nele.
 Coloque devagar mente e espere por cerca de 2 minutos.
 Agora é só observar.
E agora vamos para as explicações:Quando você fez aquele bochecho você retirou algumas células da sua boca, que ficaram na sua mistura, Depois foi adicionado o detergente, que quebrou as membranas das células deixando o DNA solto na mistura.

O responsável pela separação do DNA foi álcool e o sal. 


 guilherme e larissa